domingo, 9 de maio de 2010

Festa de Encerramento do Um Dia Pela Vida em Viana do Castelo, 8 de Maio - Como foi?

O dia 8 de Maio foi o grande dia da Festa de Encerramento.
A festa começou já na véspera com a colocação da gigantesca Passadeira Solidária no Jardim. Uma enorme moldura de retalhos multicores serpenteou e rodopiou por tudo quanto era passeios, árvores, relva, canteiros. Um multifacetado panorama de cor, imagem e movimento sob o lema comum:  coragem, esperança e solidariedade contra o cancro.
O cortejo foi solene, vistoso e participado, na boa tradição vianense. Não faltaram os gaiteiros, os bombos, as bandas de música, o folclore e muito povo na grande celebração da vitória dos que venceram a doença e na determinação do lema motor da campanha:  Não vamos parar até encontrar a cura.
A Caminhada pela Vida continuou no Jardim por todo o dia. Os Vencedores exortaram à caminhada e competiu-lhes, no meio das ovações do público e do acompanhamento instrumental, as honras das primeiras voltas.  
Não mais se deixou de caminhar: por vezes em recolhido silêncio, que as memórias de sofrimentos passados ou de entes queridos para sempre ausentes avivam saudades e afectos.
As vendas nas tendas estiveram agitadas e concorridas, apesar do vento e da chuva.
Pelo palco passaram grupos de folclore, cantores, músicos, bailarinos, “performers” numa animação que o mau tempo não conseguiu esmorecer nos ânimos de público e artistas.

A Cerimónia das Luminárias foi vivida com grande intensidade interior. O  testemunho de uma vencedora, o Magníficat de Miguel Torga, os toques de Silêncio e de Alvorada, à sentida evocação dos que definitivamente partiram aliaram o sentimento de esperança na vitória contra a doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário